post-title Segure essa Barra!

Segure essa Barra!

Segure essa Barra!

Segure essa Barra!

Práticas e saborosas, as barrinhas de cereais, proteína ou nuts são super consumidas pelos praticantes de atividades físicas. Mas será que você está fazendo a escolha certa para seu objetivo?

Vamos às dicas:

LIGHT, DIET, ORGÂNICA OU COM FRUTAS:

Ótimas opções para um lanchinho da tarde ou para serem consumidas cerca de 30 minutos antes do treino. As barrinhas Light são reduzidas em calorias e gorduras, sendo boa opção para quem deseja emagrecer.

A versão diet não contém açúcar e deve ser a escolha dos diabéticos. A versão orgânica não possui aditivos químicos na sua formulação. Já as barrinhas de cereais com frutas são excelentes opções para matar a vontade de comer um docinho.

Independente de ser Light, Diet, orgânica ou com frutas, a barra de cereal deve conter ingredientes saudáveis em sua formulação, então a melhor pedida é ler os ingredientes no rótulo.

Os ingredientes que vem primeiro na lista são os que estão presente em maior quantidade no produto, portanto se tiver açúcar, xarope de glucose, ou óleo de palma, óleo de canola ou flocos de arroz branco entre os primeiros ingredientes, a barrinha não é tão saudável.

Prefira as que tem cereais integrais ou frutas como os primeiros ingredientes da lista. Escolha as que tenham acima de 2 gramas de fibras, excelentes para o bom funcionamento do intestino e para o controle do apetite.

BARRA DE NUTS:

Formulada com castanhas e outras oleaginosas essas barrinhas são perfeitas para os adeptos de uma dieta sem glúten e baixa em carboidrato. Só não esqueça de ler o rótulo e escolher as com menor teor de açúcar.

BARRINHAS ENERGÉTICAS:

Elaboradas com ingredientes como açaí, guaraná e carboidratos de rápida absorção, as barras energéticas possuem baixo teor de fibras para não proporcionar desconforto intestinal durante o treino.

Por seu alto valor energético (cerca de 280 calorias por unidade) as barrinhas energéticas devem ser consumidas como lanche pré treino, ou durante o treino no caso de esportes com maior duração, como a maratona.

BARRINHAS DE PROTEÍNA:

Com alto teor protéico, essas barrinhas devem ser consumidas após o treino, garantindo assim uma boa recuperação muscular. Vale também observar a lista de ingredientes, o melhor ingrediente, que deve estar presente na composição da barrinha proteica é o WPI (Whey protein isolado).

Com essas informações em mãos, escolha sua barrinha! Saúde!

*Foto: YuliiaHolovchenko/Shutterstock

Sobre Barbara de Oliveira

• Nutricionista • Vida Saudável • Atleta de Corrida desde 2006 • 2 Títulos de Miss • Mãe • Formada em Teatro • Digital Influencer • Apreciadora da Natureza