post-title Principais Esportes capazes de Estimular a Mente

Principais Esportes capazes de Estimular a Mente

Principais Esportes capazes de Estimular a Mente

Principais Esportes capazes de Estimular a Mente

A prática esportiva não serve apenas como forma de lazer ou para aperfeiçoar o físico. Existem muitos esportes apropriados para estimular e trabalhar a mente.

Por Santa Mônica Clube /Dino

Seja por meio do raciocínio lógico ou pela criação de estratégias para vencer, jogar Poker, Xadrez, Truco e outros jogos pode ajudar a manter a mente ativa e, assim, colaborar para uma saúde mental em pleno estado de funcionamento.

Por que praticar esportes que estimulam a mente

É de conhecimento geral que praticar esportes faz bem à saúde. Manter o corpo ativo é fundamental para propiciar mais qualidade de vida. E quando se fala em atividades relacionadas aos esportes, não há apenas as físicas, mas também atividades mentais. 

Todas as modalidades ajudam a estimular o cérebro, uma vez que se depende sempre do raciocínio para executar movimentos, tomar decisões rapidamente ou para ter melhor coordenação motora, por exemplo.

Ter uma mente ativa colabora para maior sensação de bem-estar, para uma saúde mais completa e para evitar situações de estresse, ansiedade, depressão e mau humor.

Quais os melhores esportes que estimulam a mente?

Não existe alternativa mais divertida e lúdica para exercitar a mente do que praticando esportes. Ainda que, inicialmente, seja praticado apenas por hobby ou para descontrair em um final de semana, aos poucos é possível notar que diversos atributos serão trabalhados, como por exemplo a velocidade de tomar decisões, a criação de estratégias, entre outros aspectos.

Confira alguns desses esportes que estimulam a mente:

Xadrez: jogos de tabuleiro como o xadrez são conhecidos por estimularem a capacidade de criar estratégias para conseguir vencer os adversários. É preciso se concentrar, pensar muito e raciocinar para fazer as melhores jogadas. Não à toa, o xadrez é, geralmente, associado a pessoas intelectuais. Quanto mais cedo começar a praticar, maiores serão as chances de se dar bem nesse esporte.

Damas: se não conseguir se adaptar inicialmente ao Xadrez, é possível começar jogando Damas. É um jogo mais simples, mas não menos importante para estimular e desenvolver a mente. É um esporte de habilidade e precisão. Qualquer movimento errado pode colocar tudo a perder.

Poker: jogos de cartas são a melhor representação de esportes que estimulam a mente. O Poker é um dos mais conhecidos e praticados em todo o mundo. Além de movimentar muito dinheiro por causa das disputas em cassinos, a internet – com jogos online – ajudou a ampliar a visibilidade da modalidade.

E, assim, como na maioria dos jogos de cartas, é preciso raciocínio, estratégia, blefe e muita técnica para não apenas entender o que os adversários vão fazer, mas para conseguir se antecipar e ganhar por meio das tomadas de decisão.

Truco: outro jogo de cartas bastante popular é o truco. Há diversas modalidades de truco e, bem como o Poker, exige que os jogadores tenham bastante agilidade para pensar suas jogadas, entender o que os adversários podem fazer e tomar decisões acertadas para conseguir sair vencedor.

Dominó: um tradicional jogo que, certamente, já foi visto sendo praticado na frente de bares, na porta de casas e em diversos locais. O dominó, apesar de ser mais simples na execução do que os jogos de cartas, não é menos apropriado para estimular a mente.

É possível, tanto jogar “para colar pedra”, ou seja, sem se dar ao trabalho de pensar jogadas, fazer cálculos, como encará-lo de forma mais séria. Trabalha o raciocínio, estratégia e até noções matemáticas.

Onde jogar?

Um lugar apropriado também ajuda a melhorar o desempenho esportivo. O Santa Mônica Clube de Campo oferece estrutura completa para que os associados possam praticar esportes como Poker e Truco, além de outras modalidades disponíveis nos espaços do Clube.

Vale a pena participar de torneios, treinar à vontade e estimular ainda mais a mente com esses esportes.