post-title Descubra a liberdade com os esportes de aventura

Descubra a liberdade com os esportes de aventura

Descubra a liberdade com os esportes de aventura

Descubra a liberdade com os esportes de aventura

Os esportes de aventura sintetizam o que há de melhor no ser humano: sua capacidade racional e física

Ao longo dos séculos de evolução, o ser humano domou seu lado racional e fez dele sua maior arma, alcançando o topo da cadeia alimentar e desenvolvendo complexos sistemas sociais.

O homem dominou o mundo, mas, como consequência, surgiu algo como uma fórmula a ser seguida, para que a pessoa prospere na vida e seja considerada vencedora.

Assim, apesar do avanço desenfreado da tecnologia, da globalização e toda a praticidade adjacente, a depressão é tida como o mal do século.

Há, porém, maneiras muito mais saudáveis de fugir da mesmice e experimentar uma sensação única de liberdade, como através dos esportes de aventura.

Reencontro, liberdade

Esportes Aéreos

Pôr do sol com voo de parapente no Pico do Gavião, SP/MG, Brasil. Foto: Pico do Gavião Esportes e Aventura

Apesar dessas capacidades inerentes, muitas pessoas podem achar, dado o padrão social atual, que o homem conquistou o mundo para acabar preso no trânsito ou fazendo horas extras no escritório.

A prática dos esportes de aventura coloca o ser humano de encontro com perigos extremos, fazendo com que suas habilidades motoras e mentais sejam postas à prova – seja no Paraquedismo, Montanhismo, Base Jumping, Surf, etc.

São atividades ao ar livre que permitem um reencontro com a natureza, libertando o homem da rotina.

Os riscos de todas essas práticas são recompensados

Ao saltar de milhares de pés de altura munido de um paraquedas, escalar montanhas imensas ou surfar ondas gigantescas, o organismo libera diversos hormônios como a adrenalina, dopamina, endorfina, serotonina e cortisol.

Ao se colocar conscientemente nestas situações, o homem tem o próprio organismo como um grande aliado e, durante e depois destas atividades, é recompensado por sensações de liberdade, prazer e superação.

Como se trata de um encontro com ambientes ou atividades extremas, nas quais um pequeno erro pode ser fatal, é preciso ter em mente que são imprescindíveis a preparação física e o pleno conhecimento sobre o esporte, afinal, como já foi dito, se aventurar dessa maneira é aliar o racional com o físico.

É necessário checar se a saúde está em dia, desenvolver uma resistência considerável, adquirir equipamentos de confiança, contratar empresas e profissionais qualificados. Preparando-se da forma devida, resta aproveitar os benefícios dos esportes e se aventurar!

 

Descubra destinos incríveis no Brasil e no Mundo para praticar Esportes. Ganhe Dicas e Descontos em produtos e serviços para esportes e viagens. Adquira já o seu Guia de Bolso clicando no banner abaixo e Boas Aventuras! 

81 Lugares para Praticar Esportes no Brasil e no Mundo

 

Quer mais inspiração?

Conheça este Circuito Aventura
Conheça este Mergulho em Noronha
Conheça este Paddle em Manaus
Conheça esta expedição Duck em Paraty