post-title Handsurf de Alagoas: que raio é isso?

Handsurf de Alagoas: que raio é isso?

Handsurf de Alagoas: que raio é isso?

Handsurf de Alagoas: que raio é isso?

Em meados de 1985 na praia do Rainha, em Maceió, a arte de surfar com as mãos surgia. No princípio, a galera chamava de bodysurf por não ter ideia de que a forma que eles surfavam não era realmente como o bodysurf.

Posteriormente, esse esporte que é único no mundo e de berço alagoano foi batizado de handsurf de Alagoas. Nessa modalidade, os adeptos procuram executar manobras de três esportes, surf, bodysurf e bodyboarding, com auxílio de nadadeira e uma prancha de mão.

Embora as pranchas de mão, conhecidas como handboard e handplane, sejam bem tradicionais e vem sendo comercializadas há muitos anos, a prancha alagoana é absolutamente distinta. Isso porque o palmar, como é chamada a prancha do handsurf de Alagoas, foi desenvolvido pensando em dar condições de realizar com excelência manobras como aéreo, batida, cutback, el rollo, floater, parafuso, rasgada, dentre outras. Se você não consegue imaginar isso sendo possível, assista aqui alguns dos melhores atletas do estado de Alagoas executando radicalmente tais manobras.

Atualmente o handsurf de Alagoas está vivendo um momento inédito em sua história. Desde a sua criação, o esporte se concentrou muito no estado de Alagoas e quase não era praticado em outros lugares do Brasil e muito menos fora do nosso país. Mas hoje em dia o handsurf de Alagoas vem sendo praticado em outros estados, principalmente os da região Nordeste como Bahia, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, mas também em São Paulo e Rio de Janeiro.

E recentemente o Handsurf Clube, que é uma organização que vem dando passos essenciais para a disseminação do esporte, noticiou algo de grande importância: o resgate do Circuito Alagoano de Handsurf. De muita tradição, o Circuito Alagoano foi realizado pela primeira vez em 1988 e é peça chave no desenvolvimento desse esporte, pois ao longo dos anos promoveu confrontos históricos dentro d’água, revelou novos talentos e consagrou campeões. No vídeo abaixo, estão algumas perguntas e curiosidades sobre o Circuito Alagoano de Handsurf, evento que vem para fortalecer ainda mais essa modalidade incrível.

Sobre Letícia Parada

• Profissional de Educação Física • Mestre em Ecologia • Apaixonada pelo Mar e pelas Ondas • Fundadora do "Ela no Mar", o primeiro e único Canal de Bodysurf / Handsurf do mundo no YouTube