post-title Dieta, a Melhor Amiga do Esporte!

Dieta, a Melhor Amiga do Esporte!

Dieta, a Melhor Amiga do Esporte!

Dieta, a Melhor Amiga do Esporte!

Que a prática de atividades físicas faz um bem enorme à saúde, já sabemos. Quando a dieta é específica para o tipo de esporte praticado, os resultados em termos de saúde e desempenho são ainda muito melhores!

Os praticantes de atividades físicas devem consumir quantidades adequadas de vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes, a fim de minimizar o desgaste físico causado pelos treinos.

A dieta ideal para o atleta deve levar em conta alguns fatores, como os horários, a modalidade praticada, a proximidade das competições, e ainda se o atleta necessita perder gordura ou ganhar massa muscular.

Os tipos de modalidades esportivas podem ser classificadas em:

Força

Para esportes que exigem grande uso de força, como o levantamento de peso, o consumo de proteínas e calorias gerais da dieta deve ser aumentado, a fim de garantir maior ganho de massa muscular.

Explosão

Exercicios geralmente prolongados e que variam os estímulos entre força e resistência física, como o futebol, voleibol, basquete e tênis.
 
Estes atletas necessitam de um maior consumo de carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis, para suportar os longos treinos ou competições.

Endurance

Neste grupo estão os maratonistas, ultramaratonistas, ciclistas e competidores de iron man. Geralmente são atletas magros, esguios. Tais atividades geram um grande gasto energético, levando à queima de gordura corporal, o que exige dos atletas um alto consumo de calorias.
 
Dependendo da rotina e das necessidades nutricionais do atleta, pode ser necessário o consumo de suplementos alimentares, a fim de evitar carências nutricionais.

Nunca inicie uma dieta por conta própria. Consulte o nutricionista ou médico.

Sobre Barbara de Oliveira

• Nutricionista • Vida Saudável • Atleta de Corrida desde 2006 • 2 Títulos de Miss • Mãe • Formada em Teatro • Digital Influencer • Apreciadora da Natureza