post-title Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz

Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz

Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz

Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz, 6 de abril

Nelson Mandela disse uma vez: “o esporte tem o poder de mudar o mundo”

Hoje, mais do que nunca, nós precisamos desse poder, para fortalecer as bases do desenvolvimento sustentável e inclusivo e da paz duradoura, neste ano, quando os Estados preparam uma nova agenda mundial de desenvolvimento sustentável.

Especialmente em períodos de turbulência, o esporte pode ser um veículo poderoso para a inclusão social, a igualdade de gênero e o empoderamento da juventude, com benefícios que vão além das quadras e dos estádios.

Não existe nada como o esporte que reúna mulheres e homens de diferentes culturas em torno dos valores compartilhados do jogo limpo, do respeito mútuo e do espírito de equipe.

O esporte e a educação física são importantes em especial para os jovens, por trazerem benefícios à saúde e à participação cívica.

O esporte é o pilar de uma sociedade saudável, em paz consigo mesma, unida em sua diversidade, e baseada nos direitos humanos e na dignidade de todos.

O esporte oferece um campo para as paixões serem compartilhadas, para as comunidades se reunirem e para os desfavorecidos serem empoderados.

Essa é a importância da Carta Internacional da UNESCO da Educação Física e do Esporte, para fazer avançar o direito de acesso de todos à educação física, à atividade física e ao esporte.

Esse mesmo espírito orienta a ação da UNESCO na luta contra a dopagem, por meio do Fundo para a Eliminação da Dopagem no Esporte e da Convenção Antidopagem, que foi assinada por 170 países.

Em agosto de 2014, a UNESCO e a Prefeitura de Nanquim (China) organizaram o Fórum Mundial da Juventude em Esporte, Cultura e Paz, que reuniu jovens de ambos os sexos e de todo o mundo para debaterem desafios e soluções comuns.

Em todas as sociedades, o esporte é um campo de sonhos e uma força para transformações positivas extraordinárias – nós devemos fazer de tudo para aproveitar esse poder.

Essa é a mensagem da UNESCO neste Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz.

Fonte: UNESCO