post-title Como começar a correr e ter uma vida mais saudável

Como começar a correr e ter uma vida mais saudável

Como começar a correr e ter uma vida mais saudável

Como começar a correr e ter uma vida mais saudável

Correr é um dos exercícios mais tradicionais e também um dos mais completos

Seja para quem quer perder ou manter o peso, a corrida é uma excelente atividade para o sistema respiratório, faz bem para o coração, trabalha uma série de músculos, ligamentos e tendões.

É interessante salientar também que a corrida é benéfica até mesmo para o estado psíquico e emocional do praticante, uma vez que os movimentos e o esforço físico empreendido faz o corpo desenvolver mais um hormônio chamado endorfina, ligado com a sensação de prazer e bem-estar.

Entre as ações da endorfina no organismo, é possível citar o alívio das dores, proporciona também uma maior capacidade de concentração, traz significativas melhorias para o sistema imunológico, atua também aumentando a autoestima, melhorando a disposição mental, entre outras ações benéficas.

É também impossível não deixar de falar que a prática da corrida não exige altos custos financeiros com equipamentos e outros apetrechos. O essencial para uma corrida saudável é uma roupa leve, um tênis confortável e força de vontade.

Em relação ao tipo de calçado, é essencial que ele seja confortável, pois se ele for muito folgado ou até mesmo muito apertado, há uma grande possibilidade de ocasionar lesões e calos nos pés.

Sendo assim, é interessante, antes da prática da corrida, conhecer até mesmo o formato e o tipo de pisada que os seus pés possuem, pois assim é mais fácil encontrar um tênis apto para você.

Como correr com segurança

assessoria esportiva

Assessoria esportiva em São Paulo. Fotografia: Quark

Para que esses já citados benefícios da corrida sejam realmente alcançados, além do tênis adequado, é imprescindível também que o praticante adote, antes de efetuar a corrida propriamente dita, algumas medidas que tenham por intuito tornar a corrida uma modalidade de exercícios mais segura.

Outro ponto interessante a ser salientado é a corrida para os iniciantes. Para aqueles que pretendem dar início nessa modalidade de exercícios ou que há pouco tempo praticam, é pertinente que realizem exames médicos, averiguando assim as suas limitações e capacidades.

Um check-up bem feito antes de começar a praticar, irá analisar suas condições cardíacas, respiratórias e até musculares para a prática da corrida.

Correr também ao lado de um amigo ou conhecido também torna o exercício mais relaxante. No entanto, vale destacar que antes e depois da corrida é essencial efetuar alongamentos com o intuito de preparar e manter os músculos aquecidos.

Enfim, já está provado que a corrida é uma prática saudável e prazerosa, recomendada para todas as idades (dentro das limitações de cada uma, é claro). Por isso, para ela surtir todos os efeitos benéficos para a saúde, deve ser praticada dentro dos padrões de segurança e com todo o conforto que ela exige.

Encontre a Corrida no Guia do Esporte

Quer aprender a fazer seu plano de treino sem sair de casa? Conheça este Curso Online de Corrida

Quer mais inspiração? Conheça este livro