header image
archive-title Vôlei
Vôlei

Vôlei

COMO TUDO COMEÇOU

O voleibol foi criado em 1895, no estado americano de Massachusetts, como alternativa ao intenso contato físico do basquetebol – esporte inventado no mesmo estado alguns anos antes. Estreou no programa Olímpico em Tóquio 1964, e seu nome deriva do movimento de “volear”.

SOBRE A COMPETIÇÃO

Cada jogador tem a responsabilidade de atacar ou defender de acordo com sua posição em quadra. A exceção é o líbero, que, com uniforme diferenciado, pode substituir qualquer jogador a qualquer momento – mas não pode atacar. As partidas são decididas em melhores de cinco sets.

Para vencer um set, a equipe precisa alcançar 25 pontos, com no mínimo dois pontos de vantagem – ou qualquer pontuação acima de 25 assim que os dois pontos de vantagem forem alcançados. A exceção é o quinto set, também conhecido como tie-break, que vai até 15 pontos ou qualquer pontuação acima, assim que alcançada a vantagem de dois pontos.

O time pode tocar até três vezes seguidas na bola antes de lançá-la para o outro lado. Cada vez que a equipe marca um ponto após receber o saque adversário, os jogadores mudam de posição na quadra, movendo-se em sentindo horário.

VOCÊ SABIA?

Na década de 1980, o Brasil revolucionou o esporte com dois novos tipos de saque. O atacante Bernard, medalha de prata em Los Angeles 1984, criou o “Jornada nas Estrelas”, em que a bola quase alcança o teto do ginásio antes de começar a cair sobre a quadra adversária. Seus companheiros de equipe, William, Renan e Montanaro, desenvolveram a técnica de saltar no momento do saque, conhecida como “viagem” e utilizada até hoje. (Fonte: Rio2016)

» Olímpico / Paralímpico

Mostrando 20 de 32 itens

Contagem:
Ordenar por:
Ordem: