header image
archive-title Tiro Esportivo
Tiro Esportivo

Tiro Esportivo

COMO TUDO COMEÇOU

O tiro esportivo teve sua origem na Europa – na Alemanha existem clubes com mais de 700 anos. O Barão Pierre de Coubertin, idealizador dos Jogos da Era Moderna, foi campeão francês de pistola. A criação de federações de tiro na Inglaterra, em 1859, e nos Estados Unidos, em 1871, ajudou a popularizar o esporte em países de língua inglesa. As mulheres começaram a competir em Los Angeles 1984.

SOBRE A COMPETIÇÃO

São 15 eventos de tiro esportivo, nos quais são utilizados três tipos de arma: carabina, pistola e espingarda. Para cada tipo são realizados três eventos para homens e dois para mulheres – todos individuais. As regras variam em função de diversos fatores: distância até o alvo, tipo de alvo, posição de tiro, número de disparos e tempo para atirar.

Por exemplo: nos eventos com carabina e pistola, os competidores precisam atirar num alvo fixo com 10 circunferências em tempo predeterminado, enquanto nos eventos com espingarda os alvos são móveis, lançados ao comando do atirador. (Fonte: Rio2016)

VOCÊ SABIA?
  • A primeira medalha de ouro olímpica conquistada pelo Brasil foi em 1920, por Guilherme Paraense, atleta do tiro esportivo.
» Olímpico / Paralímpico

Mostrando 4 de 4 itens

Contagem:
Ordenar por:
Ordem: