header image
archive-title Tênis de Mesa
titleName

Tênis de Mesa

COMO TUDO COMEÇOU

O tênis de mesa surgiu nos anos 1880, na Inglaterra, como um jogo para depois do jantar nas casas das famílias de classe alta. O equipamento era improvisado, mas com alguns toques de sofisticação: livros empilhados formavam a rede, a bola podia ser a parte arredondada da rolha de uma garrafa de champanhe e tampas de caixas de charutos serviam de raquetes.

Naturalmente, tanto o equipamento quanto as regras foram sendo aprimorados até a criação da Federação Internacional de Tênis de Mesa em 1926. O esporte ingressou no programa Olímpico em Seul 1988.

SOBRE A COMPETIÇÃO

A competição é organizada por chaves, e todas as partidas são eliminatórias. O saque muda de dono a cada dois pontos, ou a cada ponto quando o placar está empatado em 10 a 10. Nas duplas, os jogadores se revezam a cada rebatida de bola. Ao longo dos anos, várias transformações tentaram tornar o esporte mais equilibrado.

Os jogos passaram de cinco sets individuais com 21 pontos para melhor de sete sets com 11 pontos. Nos eventos de equipe, cada partida consiste em uma melhor de cinco sets, sendo quatro sets de simples e um de dupla. Para reduzir a velocidade da partida e torná-la mais atraente para o público, a bola aumentou de tamanho, de 38mm para 40mm de diâmetro.

VOCÊ SABIA?
  • Demorou muito para acontecer e ainda pode levar algum tempo até se repetir, mas, em Barcelona 1992, o sueco Jan-Ove Waldner se tornou o primeiro atleta não asiático a ganhar o ouro no tênis de mesa
  • Das 28 medalhas de ouro disputadas em toda a história do esporte nos Jogos Olímpicos, 24 foram para a China. (Fonte: Rio2016)
» Olímpico / Paralímpico

Mostrando 9 de 9 itens

Contagem:
Ordenar por:
Ordem:
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE