header image
archive-title Pólo Aquático
Pólo Aquático

Pólo Aquático

COMO TUDO COMEÇOU

O polo aquático foi a primeira competição por equipes a se tornar parte do programa Olímpico, em Paris 1900. Desde então, esteve presente em todas as edições dos Jogos, embora passando por mudanças importantes, como a bola utilizada (menor para as mulheres), o número de jogadores (de 11 para 13) e, mais recentemente, a introdução dos pênaltis nas partidas que terminam empatadas.

SOBRE A COMPETIÇÃO

Em comparação com alguns esportes de equipe, 32 minutos (divididos em quatro períodos de oito minutos) parecem pouco tempo. No entanto, sem poder pôr os pés no fundo da piscina, os atletas se esforçam sem parar, nadando até 5km por partida.

Com exceção do goleiro, os jogadores não podem segurar a bola com as duas mãos. Também não é permitido apoiar-se, pegar impulso a partir do gol ou das bordas da piscina, socar a bola ou espirrar água contra o oponente de propósito.

Cada equipe é formada por 13 jogadores, sendo sete titulares: seis atletas de linha e um goleiro. As mulheres jogam de maiô, e os homens, de sunga. (Fonte: Rio2016)

Mostrando 5 de 5 itens

Contagem:
Ordenar por:
Ordem: