archive-title Pentatlo Moderno
titleName

Pentatlo Moderno

COMO TUDO COMEÇOU

Inventado pelo Barão de Coubertin, criador dos Jogos Olímpicos modernos, o pentatlo moderno homenageia a competição que era o clímax dos Jogos Olímpicos na Grécia Antiga. O evento foi concebido para testar “as qualidades morais do homem, assim como seus recursos físicos e habilidades, produzindo, consequentemente, o atleta completo ideal”.

O pentatlo moderno fez parte de todos os Jogos Olímpicos desde sua estreia, em Estocolmo 1912. A competição é realizada em um único dia desde Atlanta 1996. A participação feminina começou em Sidney 2000. Em Londres 2012, a corrida  e o tiro (agora laser) se tornaram um evento combinado. O novo formato da competição de esgrima, no qual uma rodada de bônus acrescenta pontos extras, estreou na Rio 2016.

SOBRE A COMPETIÇÃO

A disputa começa com uma rodada classificatória de esgrima. No dia seguinte, os atletas competem em quatro provas. O primeiro evento é a prova de natação; em seguida, os competidores voltam à esgrima, e depois é a vez do hipismo. A combinação do resultado dos três eventos determina a ordem de classificação para a prova combinada de corrida e tiro.

VOCÊ SABIA?

Yane Marques nasceu numa pequena cidade no Nordeste brasileiro e entrou no esporte pela natação. Começou no pentatlo moderno em 2003 e, já no ano seguinte, tornou-se campeã brasileira. Após uma série de títulos expressivos, incluindo o ouro nos Jogos PanAmericanos de 2007, conquistou o bronze em Londres 2012. É a única medalhista Olímpica do pentatlo moderno em todo o Hemisfério Sul. (Fonte: Rio2016)

Mostrando 2 de 2 itens

Contagem:
Ordenar por:
Ordem:
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE