header image
archive-title Natação
titleName

Natação

COMO TUDO COMEÇOU

Não é exagero afirmar que a natação existe desde a Idade da Pedra, quando os homens nadavam em rios e lagos em busca de alimento. Nos Jogos Olímpicos, a disciplina está presente desde Atenas 1896.

Atualmente, é uma das disciplinas que mais distribuem medalhas, com 32 eventos (16 para cada sexo) nos nados borboleta, costas, peito e livre.

SOBRE A COMPETIÇÃO

Uma piscina Olímpica mede 50m de comprimento, 25m de largura e 3m de profundidade, e a temperatura da água varia entre 25oC e 28oC. As competições são divididas em eliminatórias, semifinais (com os 16 melhores da prova) e finais (com os oito melhores das semifinais).

Além das provas individuais para cada estilo, ainda há o revezamento, disputado por equipes de quatro atletas – com cada integrante do time cumprindo parte da prova – e o medley, por equipes ou individual que reúne os quatro estilos da natação na mesma prova.

VOCÊ SABIA?

Primeira mulher sul-americana a disputar uma edição de Jogos Olímpicos, a brasileira Maria Lenk esteve em Los Angeles 1932 e Berlim 1936 e chegou a ser recordista mundial dos 200m e dos 400m peito. Com a vida dedicada à natação, foi homenageada com a construção de um centro aquático na Barra, que, nos Jogos Rio 2016, recebeu os torneios de saltos ornamentais, nado sincronizado e polo aquático. (Fonte: Rio2016)

» Olímpico / Paralímpico

Mostrando 20 de 24 itens

Contagem:
Ordenar por:
Ordem:
Carregando…