header image
archive-title Maratonas Aquáticas
titleName

Maratonas Aquáticas

COMO TUDO COMEÇOU

Disciplina relativamente nova nos Jogos Olímpicos, as maratonas aquáticas fizeram sua estreia em Pequim 2008. Em Londres 2012, também integraram o programa Olímpico, mas como uma prova de natação. Nos Jogos Rio 2016, foram consideradas disciplina independente, comprovando a popularidade mundial  que a prática conquistou nos últimos anos.

Apesar de fazer parte do programa Olímpico há pouco tempo, o nado de longas distâncias em águas abertas é praticado há séculos. Em 1875, o britânico Matthew Webb se tornou a primeira pessoa a atravessar o Canal da Mancha a nado, servindo de inspiração para vários atletas nos anos seguintes.

SOBRE A COMPETIÇÃO

Com um único evento para homens e outro para mulheres (25 atletas participam em cada evento), as maratonas aquáticas são disputadas num percurso ininterrupto de 10km. A duração média  da prova é de duas horas, e manter o ritmo do nado é a chave para o sucesso  na competição.

Os atletas devem contornar boias que demarcam o percurso e são obrigados a usar o número de largada no corpo e chips nos pulsos para registrar o tempo. Se um nadador completar a prova sem o chip, será desclassificado. (Fonte: Rio2016)

Mostrando 20 de 25 itens

Contagem:
Ordenar por:
Ordem:
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE