COMO TUDO COMEÇOU
Da América do Norte à Polinésia, canoas e caiaques tiveram muitos usos históricos. Seus desenhos variavam, incluindo desde canoas feitas de cascas de árvore abertas até árvores escavadas. Utilizados principalmente para caça e pesca, os caiaques eram feitos de peles de animais, esticadas sobre uma armação de madeira.
A canoagem slalom integra o programa Olímpico de maneira definitiva desde Barcelona 1992, mas a primeira competição ocorreu em Munique 1972. A canoagem velocidade foi apresentada como demonstração em Paris 1924 e teve sua estreia oficial em Berlim 1936. As mulheres começaram a participar das provas em Londres 1948.
SOBRE A COMPETIÇÃO
A canoagem slalom é praticada em um rio com um trajeto íngreme de 250m. O objetivo é concluir o percurso no menor tempo. A cada edição dos Jogos o percurso é diferente, por isso experiência e estratégia são fundamentais. O atleta enfrenta correntezas violentas, turbilhões e redemoinhos, fazendo uso de muita força e habilidade.
Como o próprio nome indica, a canoagem velocidade é uma prova de aceleração máxima em curta distância. Nos últimos anos as provas foram ficando cada vez mais rápidas, com percursos de 200m, 500m e 1.000m em águas calmas. As letras K (caiaque – kayak, em inglês) e C (canoa) identificam as embarcações. O número indica o total de tripulantes, e a metragem se refere à distância da prova. (Fonte: Rio2016)
» Olímpico / Paralímpico
