archive-title Judô
Judô

Judô

COMO TUDO COMEÇOU

Judô significa “caminho suave”, definição em sintonia com os ensinamentos de Jigoro Kano, criador do esporte que, além de técnica, desenvolve a disciplina mental. A estreia do judô em Jogos Olímpicos foi em Tóquio 1964. Os japoneses são os maiores vencedores do esporte, com 72 medalhas Olímpicas. As mulheres começaram a competir em Barcelona 1992 e atualmente lutam em sete categorias de peso, assim como os homens. Hoje o judô tem mais de 20 milhões de praticantes em 200 países.

SOBRE A COMPETIÇÃO

A pontuação varia conforme o tipo de golpe: ippon, wazari e yuko. O ippon garante a vitória e pode ocorrer em três situações: quando o judoca derruba o adversário com força e velocidade, e este cai de costas; quando um dos competidores é imobilizado por 20 segundos; ou quando um lutador desiste em função de uma chave de braço ou de um estrangulamento, por exemplo.

Wazari é uma técnica quase perfeita: o adversário é derrubado, mas o golpe não tem os elementos necessários para ser considerado um ippon, ou o competidor é imobilizado por pelo menos 15 segundos (mas menos que 20). Dois wazari equivalem a um ippon. O terceiro golpe  é o yuko, que ocorre quando o rival cai de lado ou é imobilizado por ao menos 10 segundos (mas menos que 15). (Fonte: Rio2016)

» Olímpico / Paralímpico

Mostrando 10 de 10 itens

Contagem:
Ordenar por:
Ordem: