header image
archive-title Futebol
titleName

Futebol

COMO TUDO COMEÇOU

O futebol é o esporte mais popular do Brasil. Paixão nacional, é praticado em praias, ruas, campos e quadras. A seleção brasileira provoca a união de todos os torcedores, que se referem à nação como “o país do futebol”.

A primeira aparição do futebol no programa Olímpico foi em Paris 1900, como esporte de exibição. Ele entrou definitivamente nos Jogos Olímpicos em Londres 1948, com o aval da FIFA. O futebol feminino foi incluído apenas em Atlanta 1996.

SOBRE A COMPETIÇÃO

Times de 11 jogadores disputam partidas de dois tempos de 45 minutos. No torneio masculino, 16 países são divididos em quatro grupos. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para as quartas de final, quando começa a fase de matamata, que dura até o fim da competição.

Na disputa feminina, 12 países são distribuídos em três grupos. Os dois melhores de cada grupo e os dois melhores entre os terceiros colocados avançam às quartas de final — a partir de então, o torneio segue no mesmo formato que o masculino.

Na fase eliminatória, se o jogo terminar empatado, há 30 minutos de prorrogação. Caso o empate persista, uma disputa por pênaltis, com cobranças alternadas, define o vencedor. (Fonte: Rio2016)

» Olímpico / Paralímpico

Mostrando 20 de 42 itens

Contagem:
Ordenar por:
Ordem:
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE