COMO TUDO COMEÇOU
Embora a luta com espadas exista há milhares de anos, a esgrima moderna só se tornou um esporte no século XIX: as primeiras competições foram realizadas na década de 1890. Em 1896 o esporte esteve presente nos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna.
Originalmente, o programa Olímpico da esgrima consistia em provas de florete e sabre — a espada fez sua estreia em Paris 1900. A esgrima feminina foi apresentada pela primeira vez com uma prova de florete em Paris 1924. A espada feminina foi adicionada ao programa em Atlanta 1996, oito anos antes da primeira competição Olímpica de sabre feminino. A esgrima é um dos cinco esportes presentes em todos os Jogos Olímpicos da Era Moderna.
SOBRE A COMPETIÇÃO
O esporte tem três categorias: espada, florete e sabre. Na espada, o atleta pode atingir o corpo inteiro de seu adversário com a ponta da arma. No florete, apenas o tronco e a parte frontal do pescoço podem ser atingidos. Já o sabre permite golpes acima da cintura, incluindo a cabeça do atleta, com qualquer parte da lâmina.
Um toque em qualquer área permitida do corpo do adversário equivale a um ponto. Quando o toque é feito, um sensor ligado ao equipamento do atleta que realizou o ataque acende suas luzes luzes e emite um som, e assim o ponto é marcado.
Todos os atletas devem usar máscara, calças compridas, jaqueta e luva na mão que segura a arma. A roupa é feita com um tecido resistente a perfurações. As mulheres devem usar também um protetor de tronco feito de material rígido, como metal ou plástico.
VOCÊ SABIA?
A esgrima foi um dos esportes praticados pelo Barão Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. (Fonte: Rio2016)
» Olímpico / Paralímpico