header image
archive-title Esgrima
Esgrima

Esgrima

COMO TUDO COMEÇOU

Embora a luta com espadas exista há milhares de anos, a esgrima moderna  só se tornou um esporte no século XIX:  as primeiras competições foram realizadas na década de 1890. Em 1896 o esporte esteve presente nos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna.

Originalmente, o programa Olímpico da esgrima consistia em provas de florete e sabre — a espada fez sua estreia em Paris 1900. A esgrima feminina foi apresentada pela primeira vez com uma prova de florete em Paris 1924. A espada feminina foi adicionada ao programa em Atlanta 1996, oito anos antes da primeira competição Olímpica de sabre feminino. A esgrima é um dos cinco esportes presentes em todos os Jogos Olímpicos  da Era Moderna.

SOBRE A COMPETIÇÃO

O esporte tem três categorias: espada, florete e sabre. Na espada, o atleta pode atingir o corpo inteiro de seu adversário com a ponta da arma. No florete, apenas o tronco e a parte frontal do pescoço podem ser atingidos. Já o sabre permite golpes acima da cintura, incluindo a cabeça do atleta, com qualquer parte da lâmina.

Um toque em qualquer área permitida do corpo do adversário equivale a um ponto. Quando o toque é feito, um sensor ligado ao equipamento do atleta que realizou o ataque acende suas luzes luzes e emite um som, e assim o ponto é marcado.

Todos os atletas devem usar máscara, calças compridas, jaqueta e luva na mão que segura a arma. A roupa é feita com um tecido resistente a perfurações. As mulheres devem usar também um protetor de tronco feito de material rígido, como metal ou plástico.

VOCÊ SABIA?

A esgrima foi um dos esportes praticados pelo Barão Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. (Fonte: Rio2016)

» Olímpico / Paralímpico

Mostrando 3 de 3 itens

Contagem:
Ordenar por:
Ordem: