COMO TUDO COMEÇOU
Com registros de práticas semelhantes há 2.000 anos, na Ásia e na Europa, o badminton entrou no programa Olímpico em Barcelona 1992, com disputas simples e em duplas para ambos os sexos. A partir de Atlanta 1996, as duplas mistas também ingressaram no torneio.
Durante anos o jogo consistiu em dois atletas batendo uma peteca para trás e para frente, sem permitir que ela tocasse o chão. Até que, em meados do século XIX, militares britânicos instalados na cidade indiana de Pune acrescentaram uma rede. O esporte passou a se chamar badminton em 1873, numa homenagem à residência do Duque de Beaufort, a Badminton House.
SOBRE A COMPETIÇÃO
Apesar da rede e da raquete, engana-se quem pensa que o badminton é idêntico ao tênis, só que jogado com uma peteca. As regras e a pontuação são bem diferentes: no badminton, as partidas são disputadas em melhores de três games, com 21 pontos cada.
VOCÊ SABIA?
- 261km/h é a maior velocidade já medida para uma peteca após ser rebatida
- 2.000 é a média de golpes na peteca ao longo de uma partida
- 16 penas de ganso são fixadas à base da peteca, que é feita de cortiça e coberta por couro, pesando entre 4,74g e 5,50g (Fonte: Rio2016)