post-title Beach Tennis: o que é e como jogar – dicas para iniciantes

Beach Tennis: o que é e como jogar – dicas para iniciantes

Beach Tennis: o que é e como jogar – dicas para iniciantes

Beach Tennis: o que é e como jogar – dicas para iniciantes

Os movimentos são simples e não é preciso muito treino para conseguir participar de seu primeiro jogo

O Beach Tennis foi criado na Itália em 1987, mas só chegou ao Brasil em 2008. Numa mistura de vôlei de praia, tênis tradicional e frescobol, o esporte vem ganhando diversos adeptos no Brasil. Alguns deles se tornaram atletas que conquistaram títulos com a camisa brasileira.

Confirmando o crescimento do esporte, o Brasil conquistou – em 2018 – o bicampeonato no mundial por equipes realizado em Moscou, na Rússia. A seleção comandada por Alex Mingozzi venceu a Itália, campeã de 2017, por 2 x 0.

O sucesso do Tênis de Praia se deve à facilidade com que os iniciantes aprendem a jogar. Os movimentos são simples e não é preciso muito treino para conseguir participar de seu primeiro jogo. Se você se interessou pelo esporte, mas ainda não sabe por onde começar, confira sete dicas pra não ficar de fora dessa:


1- Rede de vôlei, bola de tênis

A rede usada para a prática do Beach Tennis é a mesma utilizada pelo vôlei, a diferença é que ela é ajustada numa altura mais baixa – 1,70 metro. A bolinha utilizada para rebater é similar à do tênis, o grande diferencial é que são pressurizadas, ou seja, mais leves, facilitando as jogadas.


2- Parece raquete de frescobol, mas não é

As raquetes utilizadas para a prática do esporte possuem o mesmo diâmetro das usadas no frescobol, porém, são produzidas com materiais diferentes. Enquanto essas são feitas em madeira, as do Beach Tennis são produzidas em fibra de carbono ou fibra de vidro.


3- Categorias

Assim como no Vôlei de Praia, o esporte também é jogado em duplas – nas categorias simples (individual) ou duplas masculina, feminina e mista. A regra básica é não deixar a bola cair no seu lado da quadra.


4- Outras regras importantes

– Saques: são realizados atrás da linha de fundo, de qualquer ângulo;
– Faltas: é considerada falta se a bolinha atingir a rede, se sair para fora do campo, se o jogador ultrapassar a linha de saque antes de efetuá-lo.


5- Atenção aos movimentos

– A maneira correta de segurar a raquete é utilizando a empunhadura continental;
– Golpeie as bolas por sobre a cabeça, de cima pra baixo;
– Após o saque, retorne rapidamente a sua posição, evitando espaços para que a equipe adversária conquiste pontos;
– Movimente-se bastante e utilize sempre a perna contrária quando for rebater.


6- Use protetor solar

Nunca é demais relembrar a importância do uso de protetor solar, principalmente nos esportes praticados ao ar livre.


7- Encontre uma quadra e comece a jogar

Você não precisa estar na praia pra jogar o Beach Tennis. Hoje, diversos clubes oferecem ótima estrutura, permitindo a prática do esporte. O Santa Mônica Clube de Campo, um dos maiores clubes da América Latina, traz muito lazer e diversão para todas as famílias, incluindo a prática da modalidade de Beach Tennis, além de outros esportes.