post-title Afinal, o que é Liberação Miofascial?

Afinal, o que é Liberação Miofascial?

Afinal, o que é Liberação Miofascial?

Afinal, o que é Liberação Miofascial?

Muitos praticantes de esportes aderiram à liberação Miofascial como rotina nas suas atividades, além dos inúmeros benefícios para a musculatura e também para as articulações, o desempenho físico e o rendimento esportivo aumentam.

Atualmente a fáscia tem sido muito falada, mais precisamente sobre o tecido fascial e suas correlações, inclusive no movimento e atividades físicas em geral, mas afinal o que é a liberação Miofascial?

A técnica de liberação Miofascial atua como uma massagem para a musculatura dos atletas e os praticantes de atividades físicas. Pode ser usada com as mãos, rolos de liberação, bolinhas de tênis, etc. Todos com o objetivo de realizar a diminuição da tensão do tecido muscular.

Podemos nos beneficiar dessa técnica quando o assunto é esporte e atividade física, além te proporcionar inúmeros benefícios, seu corpo estará mais bem equilibrado com movimentos mais organizados, as capacidades físicas podem evoluir a partir dessa nova reorganização corporal.

As técnicas em liberação Miofascial são usadas como uma ferramenta para auxiliar restrições nos tecidos moles que impeçam o movimento do corpo. Essas restrições com frequência causam rigidez e uma limitação motora ou até mesmo articular, que inibe o movimento.

Reconhecer e liberar as restrições de movimento vão ajudar tanto na melhora da performance, como também na recuperação muscular e articular com mais agilidade, otimizando assim a volta aos treinos e exercícios.

As dores musculoesqueléticas são acompanhadas de restrições de movimento, que nada mais é do que o próprio deslizamento no sistema Miofascial (que reveste o músculo), que nestes casos representam algum grau de rigidez motora.

É indicado para todos, inclusive esportistas, não tem restrições muito específicas, aconselha-se apenas uma avaliação com um profissional especializado para indicação da melhor técnica para cada caso.

Confira alguns benefícios

  • Alivia dores musculares
  • Diminui a chance de lesões
  • Recuperação mais rápida da lesão/stress muscular
  • Melhora a qualidade do movimento
  • Ajuda na mobilidade e alongamento dos tecidos

*Fotografia: RunFun Assessoria

Sobre Leillane Teodoro

Formada em Educação Física • Certificada internacionalmente em Pilates pela STOTT Pilates • Especializada em Pilates Rehab STOTT Pilates • Terapeuta Manual • Liberação Miofascial pelo método Rolfing