post-title 13 Esportes com Prancha: Entenda a diferença entre eles

13 Esportes com Prancha: Entenda a diferença entre eles

13 Esportes com Prancha: Entenda a diferença entre eles

13 Esportes com Prancha: Entenda a diferença entre eles

Eles são todos praticados com pranchas, mas possuem características próprias e que os diferem, e muito, uns dos outros

Bodyboarding

Esse esporte é similar ao surfe, mas aqui o surfista usa uma prancha menor para passear pela onda (sempre deitado). Ele foi inventado por Tom Morey, que criou a prancha menor e retangular.

Carveboard

Conhecido como surf no asfalto o esporte é praticado com 17uma prancha similar a do skate que recebe quatro rodas maiores, trucks com dobradiças pequenas que permitem a inclinação do board. O objetivo é radicalizar em pistas duras como asfaltos e calçadas.

Esqui

O esqui é o nome dado às pranchas sintéticas usadas para deslizar na neve. O esporte de inverno precisa de equipamentos como casacos grossos, óculos de proteção, calças impermeáveis e bota própria.

Kitesurf

Kitesurf

Grupo de kitesurfistas no Rio Amazonas, em Macapá. Fotografia: Associação dos Velejadores do Amapá

Também conhecido como surfe voador, ele tem como principal característica uma espécie de pipa, que fica presa à cintura do praticante e que permite que ele “voe” sobre as ondas.

Longboard

A prancha mais longa é o que dá nome ao esporte aquático. Ele é uma modalidade de surfe e muito utilizada pelos californianos.

Mountainboarding

Derivado do snowboarding esse esporte se reúne no ato de praticar manobras em pistas irregulares e trilhas na floresta.

Sandboard

Descer as dunas em cima de uma prancha é a onda dos praticantes desse esporte, criado em 1986 em Florianópolis, no sul brasileiro.

Skate

Criado na década de 60 por surfistas que queriam aproveitar as pranchas também na rua, o skate nasceu como uma maneira de surfar e hoje se tornou uma filosofia de vida.

Nos campeonatos, itens obrigatórios são joelheiras e tornozeleiras.

Snowboard

surfe na neve

Snowboarder saltando. Fotografia: Banco de Imagens Guia do Esporte

O esporte é similar ao surfe, mas praticado apenas na neve. Entre os equipamentos necessários para proteção está o capacete, luvas para neve, goggles (óculos de neve), munhequeiras e roupas especiais.

Stand Up Paddle

O esporte é praticado com a longboard, mas com remos e em pé em locais calmos como alto mar, lagos e lagoas. Ele pode ser usado por todas as idades e é um esporte aeróbico completo.

Surf

Criados pelos povos polinésios, o surfe consiste na arte de deslizar na superfície das ondas com a ajuda de uma prancha.

O tamanho da prancha dá origem a variações do esporte como o Longoboard, Bodyboard, Shortboard, Skimboard, Kneeboard e Bodysurf.

Wakeboard

O esporte é caracterizado por usar a prancha de snowboard, que é puxada por uma lancha. Ele surgiu em 1979 pelo americano Tony Finn para os surfistas de locais com poucas ondas.

Windsurf

Windsurf em Jeri

Windsurf em Jericoacoara, Ceará. Fotografia: ClubVentos

Criado na década de 60 por Naomi Darby e Newman, o esporte une características do surfe (prancha) com a vela e faz parte dos esportes olímpicos.