post-title 10 praias sensacionais para surfar

10 praias sensacionais para surfar

10 praias sensacionais para surfar

10 praias sensacionais para surfar

Quem gosta de fazer altas manobras no mar, encontra no Brasil lugares perfeitos para isso

Por Embratur

A beleza das praias brasileiras é indiscutível! O País é privilegiado por um litoral com uma diversidade de praias de areia fofa, e várias delas são perfeitas para surfar em tubos e pegar um bom swell.

De praias que são palco para importantes campeonatos nacionais e internacionais de surfe a praias com ondas grandes durante o ano todo, listamos pra você algumas que roubam o coração dos surfistas.

Sudeste

No sudeste do País, você se depara com a Praia de Itaúna, conhecida também como “Maracanã do surfe”. Além de sediar vários campeonatos, a praia de águas geladas é uma das melhores do Estado do Rio de Janeiro e tem ondas fortes e consistentes, que proporcionam esquerdas perfeitas.

No Espírito Santo, os ventos fortes fazem com que Praia da Regência seja uma das principais do litoral capixaba para surfar. Atrai vários surfistas em busca dos três tipos de ondas que se formam por lá: longas, lisas e tubulares.

O litoral norte do Estado de São Paulo abriga a concorrida Praia de Maresias. De mar inconstante e ondas rápidas de vários tamanhos, é indicada para surfistas experientes.

Já no litoral sul do Estado, você pode surfar nas águas cristalinas de uma das únicas praias no Brasil com a certificação internacional “Bandeira Azul”, a Praia do Tombo. Além de ser local de grandes campeonatos, seu mar agitado forma bons swells.

Nordeste

Geralmente, quem viaja para o Nordeste brasileiro espera praias de águas cristalinas e mar calmo, mas se surpreende ao encontrar também ondas de qualidade para o surfe, como na Praia do Forte na Bahia. Entre março a julho, aproveite para surfar nessa praia que tem cinco principais picos com fundo de coral e um com fundo de areia.

Um outro point de surfistas no Nordeste é a Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte. Com ondas de até 2 metros que são constantes e quebram devagar, é muito comum encontrar um mar crowd. Então cuidado na hora da manobra, o pico também é divido por longboards e funboards.

Quem gosta de boas ondas não pode deixar de conhecer o Estado de Pernambuco. Lá você encontra a Praia de Maracaípe, que além de uma beleza paradisíaca tem picos consistentes e ótimos ventos.

Já Fernando de Noronha é internacionalmente conhecida pelas praias deslumbrantes, diversidade de picos e campeonatos famosos de surfe. A praia Cacimba do Padre deu o título de Hawaii Brasileiro ao arquipélago, com mar de ondas de até 5 metros.

Sul

No Sul do Brasil, você também encontra uma variedade de praias para o surfe. Com uma das ondas mais intensas e uma das direitas mais longas do País, o Pico de Matinhos, no Estado do Paraná, tem mar agitado e é o cenário para vários campeonatos na modalidade.

Em Santa Catarina está um dos cartões-postais da Ilha de Florianópolis, a Praia da Joaquina. Joaca, como é carinhosamente conhecida entre os surfistas que frequentam a região, tem paisagem emoldurada por dunas, águas cristalinas e ondas fortes que chegam até 3 metros.

Independentemente da praia que você escolha para surfar, não esqueça de ter equipamentos apropriados para cada tipo de mar e confira sempre as tábuas de marés para curtir o melhor do surfe no Brasil.