post-title 04 esportes de luta: Entenda a diferença entre eles

04 esportes de luta: Entenda a diferença entre eles

04 esportes de luta: Entenda a diferença entre eles

04 esportes de luta: Entenda a diferença entre eles

Os esportes de luta são os mais procurados na hora de ganhar músculo, aprender a se defender,  ter disciplina e força

Mas nem todo mundo sabe as diferenças que existem entre alguns:

Boxe

Criado na Inglaterra entre os séculos XVIII e XIX, a luta era realizada sem nenhum equipamento, nem mesmo luvas. Para garantir a integridade física dos participantes foram criadas as luvas e mais tarde uma série de regras, conhecidas como Regras de Queensberry (1867).

Ele é reconhecido por seu trabalho muscular intenso, o esporte de contato direto só desfere golpes acima da cintura. Para lutar é preciso luvas e protetor bucal, quando praticado por mulheres, os capacetes também são itens obrigatórios.

Judô

Judô

Além de serem técnicas de defesa, as artes marciais contribuem muito para a manutenção de uma vida saudável. Fotografia: Clube Santa Mônica

O esporte mais conhecido pelos brasileiros é de origem japonesa e também carrega uma grande filosofia com ele. Na língua nativa ele significa “caminho suave” e foi fundado em 1882 por Jigoro Kano.

Os praticantes dessa luta estão em busca do fortalecimento da mente e do corpo, como uma unidade. O Judô reúne também os principais estilos de jiu-jitsu como artes praticadas no Oriente. O equipamento necessário são o judogi e o obi, a faixa que prende a espécie de quimono normalmente branco.

Muay Thai

Originário do Boxe Tailandês, o Muay Thai é uma luta que usa o full contact, ou seja, é bem agressivo se comparado ao boxe. Ele usa todos os grupos musculares e a principal função de seus combatentes é de colocar o seu adversário em submissão ou desistência, com o que chamamos de KO técnico.

Os principais golpes são dados com os cotovelos, pernas, joelhos e canelas. Para praticar o esporte é preciso protetor bucal, capacete e luvas.

Taekwondo

A luta coreana foi criada em 1955 e chegou aos jogos olímpicos em 1988. Seu nome tem como significado “o caminho das mãos e pés por meio da mente”. Por isso, ela possui uma ampla filosofia por traz dos golpes e disputas.

Nos campeonatos, o Taekwondo é feito com equipamentos de proteção como colete, capacete, joelheiras e tornozeleiras, além de um protetor genital. Tudo isso para que tenha todas as partes do corpo protegidas. É preciso também usar uma espécie de quimono branco, chamado de Dobok.

 

Quer aprender ou melhorar seu treino sem sair de casa?

Conheça este Curso Online de Muay Thai
Conheça este Curso Online de Caratê
Conheça este Curso Online de Tai Chi Chuan