header image
archive-title Hipismo
titleName

Hipismo

COMO TUDO COMEÇOU

A história do hipismo começou há mais de 2 mil anos, quando os gregos introduziram o treinamento de adestramento para preparar seus cavalos para a guerra. Seguiu se desenvolvendo como exercício militar durante a Idade Média, com um evento de três dias – que incluía reprises de adestramento, cross-country e saltos –  e criado para refletir a série de desafios que os cavalos enfrentavam no exército.

O esporte apareceu pela primeira vez nos Jogos Olímpicos em Paris 1900, mas encontrou um lugar permanente nos Jogos apenas depois que as competições de adestramento, concurso completo de equitação (CCE) e saltos foram incluídas no programa Olímpico em Estocolmo 1912. Inicialmente, apenas militares podiam se inscrever nas competições de hipismo – o programa foi aberto a competidores civis pela primeira vez em Helsinki 1952.

Hipismo Adestramento

O objetivo é que o cavalo e o atleta atinjam a perfeita harmonia enquanto executam um percurso alternando movimentos livres e mandatórios, como caminhada, trote, galope e parada. Os movimentos livres apresentam coreografias especiais para cada cavalo e são acompanhados por música. Sete árbitros avaliam cada exibição, atribuindo pontos de 1 a 10. Após totalizada, essa pontuação gera um percentual, e o cavaleiro ou a equipe com maior índice é declarado o campeão.

Hipismo CCE

Disciplina mais completa, o CCE envolve todos os aspectos do hipismo. A competição dura seguidos dias e possui três etapas – adestramento, saltos e cross country (um percurso de 30 a 40 saltos sobre obstáculos de diversos tipos, como pequenos lagos e barreiras de pedra, com limite máximo de tempo). O vencedor é o cavaleiro ou a equipe que acumular menos faltas ao fim das três partes da competição.

Hipismo Saltos

Um percurso reunindo entre 10 e 13 obstáculos desafia o cavalo a demonstrar sua força, velocidade e obediência ao saltar, enquanto o cavaleiro deve comprovar sua destreza ao montar. São anotadas faltas se alguma parte do obstáculo for derrubada ou se o cavalo se recusar a saltar – o estilo do salto não é avaliado. O vencedor será o conjunto cavalo/cavaleiro ou a equipe que incorrer no menor número de faltas e no menor tempo possível. (Fonte: Rio2016)

» Olímpico / Paralímpico

Mostrando 1 de 1 itens

Contagem:
Ordenar por:
Ordem:
Carregando…